Atividade destinada ao 2º Ano EM - CJN
Equipe 01 - Período Joanino
Questões elaboradas por:
Naira, Luma, Priscila, Milene, Rafael, Paula Mirella, Luanna, Luis Guilherme e Lucas
01) Qual a relação existente entre a criação dos tratados de comércio e navegação estabelecidos durante o governo Joanino e a Revolução Liberal do Porto?
02) Como a vinda da família real para o Brasil, vários acontecimentos ficaram marcados e destacou o fim do pacto colonial. Qual foi o evento que propiciou esse fim e em que ele consistia?
03) Como a transferência da corte para o Brasil, contribuiu para o fim do período mineralógico?
Equipe 02 - 1º Reinado.
Questões elaboradas por:
Adyla, Alyssa, Ana Clara, Ana Carolina, Beatriz, Bianca, Bianca Maria, Débora, Deborah e Érica.
01) Em 1º de maio de 1823, na Assembleia Constituinte, houve uma discussão acerca da Magna Carta, baseada na "Constituição da Mandioca". Isso leva há um modo de eleição, explique a realização dessa política.
02) Depois dos jornais publicarem textos ofensivos ao imperador e esclarecimentos serem pedidos à assembleia. Explique o que foi a "noite da agonia".
03) Por que o Brasil, mesmo com a sua independência reconhecida, nasceu endividado e com suas finanças comprometidas?
Equipe 03 - Independência e seus desdobramentos.
Questões elaboradas por:
Felipe, Joaquim José, Joaquim Francisco, Isis, Luna, Iara, Isadora, Gonçalo e Igor.
01) Explique o motivo da criação das cortes portuguesas, abordando as medidas adotadas pelas mesmas.
02) Explique o objetivo de D. João em elevar o Brasil Reino Unido e quais tinham vantagens e desvantagens.
03) Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América, optaram pelo regime republicano seguindo o modelo Norte-Americano. Explique o motivo do Brasil ter adotado o Regime Monárquico.
Equipe 04 - Rupturas e Continuidades.
Questões elaboradas por:
Yasmim, Yackson, Victor Hugo, Vitor Silva, Tauany, Ricardo, Sofia, Thaísa, Taynara e Tony.
01) Quem eram os Criollos e os Chapetones e o que eles disputavam?
02) Explique a Síndrome do Haitianismo.
03) O que foi o bloqueio continental e por quê não teve sucesso?
Caros Alunos, boa tarde:
Cada equipe deve responder somente as três questões referentes a um único tema.
Somente uma única postagem será suficiente para cada equipe, constando as três respostas.
O tema respondido por uma equipe, não poderá ser respondida pela outra.
A equipe não pode responder suas próprias questões.
boa sorte.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs alunos da equipe 03 responderão as questões referentes ao tema proposto pela equipe 01, o Período Joanino.
ResponderExcluir01) No governo joanino, podemos destacar a abertura dos portos do Brasil ás nações amigas de Portugal, e também, em 1810, a firmação dos Tratados de Comércio e Navegação, Aliança e Amizade. Por esses acordos, ficou estabelecido que os ingleses poderiam colocar seus produtos nos portos brasileiros pagando 15% de direitos alfandegários, os portugueses pagariam 16%, enquanto os comerciantes de outras nacionalidades pagariam 24%. Dentro desse contexto, devido à redução de seus ganhos no comércio com o Brasil, os comerciantes portugueses concluíram que era a política joanina o mal que assola os seus bolsos. Diante disso, uma nova agitação liberal teve curso: A Revolução Liberal do Porto.
02) Com a chegada dos portugueses no Brasil, iniciava-se o período joanino (1808-1821). Tal período ficou marcado pela abertura dos portos brasileiros, que significou a quebra do monopólio, no qual, era peça-chave do pacto colonial e que possibilitava a drenagem dos recursos do Brasil para Portugal. Dessa maneira, a abertura dos portos viabilizou aos comerciantes de nações amigas, com destaque para a Inglaterra, que os mesmos poderiam comprar e vender nos portos brasileiros, terminando o privilégio mercantil dos negociantes de Portugal.
03) Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, mudanças ocorreram, tal como a revogação do Alvará de 1785, que proibia a existência de manufaturas no Brasil. Desejava-se com essa medida promover a “riqueza nacional”, melhorando, consequentemente, a agricultura, e fornecendo meios para a subsistência de seus vassalos, contribuindo assim, para o fim do período mineralógico.
Os componentes da equipe 04 irão responder as questões propostas pela equipe de número 02 (Primeiro Reinado).
ResponderExcluir01) Pelo projeto, seguindo os princípios de Montesquieu, existiriam três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Executivo seria comandado pelo imperador, enquanto o Legislativo estaria representado pela Assembléia Geral, e o Judiciário, por magistrados que teriam como última apelação de Corte o próprio imperador. As eleições seriam indiretas, o que significava dizer que cidadãos escolheriam os eleitores e estes votariam nos candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado. Os eleitores seriam cidadãos brasileiros com renda comprovada anual de 150 alqueires de farinha de mandioca. Só poderiam candidatar-se a cargo de deputado aqueles brasileiros que comprovassem renda anual de 250 alqueires de farinha de mandioca. Já os candidatos ao Senado teriam que ter uma renda anual equivalente a 1000 alqueires de farinha de mandioca. Em outras palavras, a participação política era censitária.
02) Em pouco tempo, D. Pedro passou a se opor à votação do projeto apresentado por Antonio Carlos, conhecido por “Constituição da Mandioca”. Antonio Carlos, autor do plano, era irmão de José Bonifácio. Em 17 de julho de 1823, diante da situação, o gabinete dos Andradas (José e Antonio Carlos) foi destituído e os irmãos começaram a fazer oposição ao imperador. Oficiais portugueses que tinham ficado no Brasil deram apoio a D. Pedro I e passaram a ser hostilizados. Jornais publicaram textos ofensivos e o assunto foi parar na Constituinte. Os oficiais apresentaram representação a D. Pedro I e pediram esclarecimentos à Assembleia. Os deputados constituintes se declararam em sessão permanente no dia 11 de novembro de 1823, naquilo que ficou conhecido por “a noite da agonia”.
03) Após várias negociações, Portugal reconheceu a independência do Brasil com a condição de que o novo país contraísse uma dívida em bancos ingleses de cerca de 2 milhões de libras esterlinas. O governo brasileiro assumia também o compromisso de, adiante, assinar um acordo com a Inglaterra que abolisse o tráfico negreiro para o Brasil. Assim, o Brasil já nascia endividado e com as finanças comprometidas.
Os componentes do grupo 02 responderão as questões que se referem ao tema da equipe 04 (Rupturas e Continuidades).
ResponderExcluir01)Os criollos representavam a elite colonial, eram os brancos nascidos na América e descendentes de espanhóis, já os chapetones representavam a massa metropolitana, eram os colonos brancos nascidos na Espanha. Os Chapetones eram os mais beneficiados, controlando altos cargos administrativos coloniais, enquanto a elite criolla vivia subordinada aos chapetones, o que gerava rivalidades entre ambos os grupos, pois tanto um quanto o outro disputavam a administração de cargos coloniais. A disseminação dos ideais revolucionários iluministas animou os criollos no sentido de promover a autonomia política em relação à Espanha, representando politicamente o afastamento dos chapetones.
02)O Haiti, era uma colônia francesa que produzia açúcar, algodão e café. A partir do início da Revolução Francesa agitações de escravos ocorriam contra os seus senhores. No dia 1 de janeiro de 1804, Jean-Jacques Dessalines, proclamou a independência do Haiti, realizada por escravos. Todos os espaços coloniais em que havia escravidão africana temiam agitações que pudessem abolir o regime escravista. As elites brasileiras se encontravam entre os que sofriam com a "Síndrome do haitianismo", ou seja, territórios coloniais que sofriam ameaças de abolição da escravidão, devido à independência do Haiti.
03) O Bloqueio Continental foi um decreto que impedia o acesso a portos dominados pelo Império Francês à navios da Inglaterra, visando isolar economicamente as ilhas inglesas. Esse bloqueio não obteve sucesso, porque nem todos os países da Europa aderiram ao movimento, em especial Portugal, que mantinha relações de dependência com a Inglaterra. Napoleão enviou um ultimato para Portugal que forçava-o cortar a aliança com a Inglaterra, ao contrario disso enviaria tropas para atacar o país lusitano. Tal fato desencadeou na vinda da família portuguesa para a sua colônia, o Brasil.
Os componentes da equipe 01 responderão aos questionamentos elaborados pela equipe 03. (Independência e seus desdobramentos)
ResponderExcluir01) Explique o motivo da criação das cortes portuguesas, abordando as medidas adotadas pelas mesmas.
R - As cortes foram criadas, pois não aceitavam a ruptura da colônia com Portugal. Dessa forma, procuravam diminuir a importância de D. Pedro limitando sua regência apenas ao Rio de Janeiro , em abril de 1821. Desde esta época, D. Pedro se mostrava contra tais expedientes das cortes e favorável à ampliação de suas atribuições no Brasil. Este caráter centralizador já se pronunciava antes mesmo da independência e se cristalizou quando o imperador dissolveu a Assembleia Constituinte e outorgou a primeira Constituição Brasileira, em 1824.
02) Explique o objetivo de D. João em elevar o Brasil Reino Unido e quais tinham vantagens e desvantagens.
R - A política joanina, de alguma forma, já sinalizava que o Brasil não era uma simples colônia e que se credenciava para ser sede do império lusitano. A iniciativa de D. João, significava, entre outros aspectos, a existência de um aparato administrativo autônomo. No entanto, essa aparelhagem administrativa era preenchida por membros da Corte e boa parte da elite, em especial a nordestina, ficava as margens das decisões tomadas no espaço colonial. E para essa mesma elite, a existência de um Estado brasileiro, era fundamental para manutenção da abertura dos portos, tanto para compra ou venda de produtos. Entretanto, haviam descontentamentos correlação aos privilégios cedidos aos integrantes da Corte portuguesa. As benfeitorias realizadas no Rio de Janeiro e as campanhas militares, eram financiadas pelos impostos pagos pela elite nordestina. Com o aumento desses mesmos impostos, surge nesse mesmo contexto, tendo como influência crucial o ideário iluminista, a chamada: Revolução Liberal.
03) Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América, optaram pelo regime republicano seguindo o modelo Norte-Americano. Explique o motivo do Brasil ter adotado o Regime Monárquico.
R- D. João ao retornar para Portugal, deixou no Brasil, seu filho D. Pedro, a fim de, tardar uma possível independência da colônia, que já se encaminhava devido as significativas modificações sofridas no espaço colonial com a vinda da família Real para o Brasil. Isso se difere das colônias espanholas, uma vez que, muitos reis europeus, devido as intimidações e conquistas de Napoleão, foram depostos. Isso acarretou, na independência dessas colônias, sem que houvesse nelas quaisquer influências monárquicas, seguindo os padrões de independência norte-americana. Diferento da colônia Brasileira, na qual o único Rei que manobrou as intimidações napoleônicas e conseguiu, transferir o poder regente para a colônia americana. Isso possibilitou, sobretudo, a permanência das influências absolutistas na colônia, que permaneceu seguindo o regime monárquico. Que tem como fator relevante também, o privilégio da aristocracia que aqui se estabelecia, em contrapartida, o povo, ficava sujeito as decisões tomadas por este pequeno grupo.